19/12/2006

Resultados da reunião do dia 14

O grupo representante do movimento, nos Açores, reuniu-se no dia 14 de Dezembro, com o objectivo de discutir os aspectos relacionados com o lançamento da campanha do movimento. A discussão iniciou -se com um breve balanço da actividade do movimento de 27 de Novembro (data da constituição informal do movimento nos açores) a 14 de dezembro, passando -se logo de seguida para o segundo ponto da ordem de trabalhos. No segundo ponto, esteve em causa a forma ou formas de financiamento do movimento e, a localização da sede. De facto, este ponto constituiu – se no que de mais relevante se discutiu na reunião pois, sem sede e financiamento muito dificilmente se conseguirá um trabalho com impacto. Daí que, felizmente, emergiram ideias com grande interesse e aplicabilidade. As propostas aprovadas para a angariação de fundos foram:
• A organização de um espectáculo de música e teatro para o inicio de Fevereiro;
• A organização de um jantar, em que as pessoas pagavam o seu prato e, contribuíam com o que podiam (fins de Janeiro). Em contrapartida, pensou-se em organizar algo para divulgar o local onde decorrerá o jantar. Este evento teria uma tripla função de angariar dinheiro, simpatizantes e, a divulgação do movimento / espaço;
Em relação à sede, foram apresentadas a seguintes propostas:
• A sede do movimento, segundo o/as presentes, deveria ser localizada num local central e de preferência, ser cedida de uma forma gratuita.
• Enunciou – se também, a ideia de se contactar a Câmara, no sentido de se questionar a possibilidade de empréstimo de um espaço. Apontou –se também a necessidade de se consultar a legislação sobre os movimentos sociais. Facto que poderá ser relevante para a obtenção de apoios para o movimento.
Foi exposta também, a importância de se fazer acções de rua, com o intuito de clarificar a problemática da despenalização da interrupção voluntária da gravidez, até às 10 semanas. Mas, para tal seria necessário o recrutamento de voluntários/as.
Com o intuito de descentralizar o movimento, apresentou –se a ideia de se contactar pessoas (com capacidades e influência e que sejam partidários do sim) das diversas localidades da Ilha de São Miguel, no sentido de fazerem campanha pelo movimento.
Expressou – se, no final da reunião, a necessidade de se idealizar uma imagem para o movimento. Facto que foi proposto na reunião nacional que decorreu no dia 16 de Dezembro em Lisboa.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 4 de Janeiro às 18: 30, na rua de São João nº 33 1º andar, na sala de formação do SINTAP.

Sem comentários: